A origem do sushi
- Emily Harata (Ly)
- 7 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

A origem do sushi é bem remota. Na realidade, ele não surgiu como uma ideia de comida em si e sim para preservar o peixe, pois não existia ainda um sistema de refrigeração. O peixe era devidamente limpo, sem as vísceras, sem a cabeça e cortado ao meio. E depois, era colocado no meio do gohan (arroz branco) cozido. O arroz liberava ácido acético e láctico que conservava o peixe por muito tempo. Esse gosto “azedinho” dava um paladar agradável e os japoneses então pensaram em um prato que se pudesse servir dessa maneira.
E assim surgiu o primeiro sushi. No Japão é comum ver o “sushi prensado”, que é justamente uma camada de arroz temperado (chamado de shari) com vinagre com filé de peixe.
Por volta do século XIV surge o formato de sushi que conhecemos atualmente. Na era Edo, surgiram outros tipos de sushis preparados com diversos tipos de frutos do mar e que passaram a ser comidos crus, afinal, devido à fartura que havia na baía de Tóquio, não era necessário permanecerem em conserva.
O que acompanha o sushi?
Para saborear o sushi, existem alguns acompanhamentos básicos como o molho shoyu e a pasta de raiz forte, conhecido como wasabi. Também é comum vermos o shogá, o gengibre em conserva (apresentado em posts anteriores).
Kommentare